Com a força, a energia e as competências da sociedade civil movidas por um espírito solidário, de entreajuda e responsabilidade que caracteriza o Voluntariado, o Município de Gondomar, no cumprimento da sua missão de proteção e salvaguardar do seu maior e incalculável património que são as PESSOAS, implementa a iniciativa Voluntári@s D’Ouro.
São cerca de 32.000 gondomarenses que têm 65 ou mais anos e mais de 18.000 munícipes estão inscritos no Programa Idade D’OURO. A iniciativa Voluntári@s D’Ouro vem assim dirigir-se às pessoas idosas com 60 ou mais anos residentes no município de Gondomar, em situação de isolamento social e/ou quarentena determinados pelo atual estado de Pandemia Covid 19.
Esta iniciativa tem como principal objetivo a promoção do bem estar e conforto dos idosos que se encontrem em situação de vulnerabilidade potenciando o acompanhamento, apoio e auxilio deste grupo vulnerável, mediante a realização de tarefas solidárias e/ou especializadas.
A iniciativa Voluntário@s D’Ouro dinamiza dois projetos de voluntariado distintos, a saber:
- Voluntár@ D’OURO Voz Amiga: acompanhamento e monitorização telefónica de pessoas em situação de isolamento e distanciamento social.
- Voluntári@ D’OURO Especializado: intervenção em contexto de acolhimento em Estrutura Temporária de Apoio no âmbito da pandemia Covid 19.
Recursos
Além da gestão e monitorização dos Projetos Voluntári@ D’OURO Voz Amiga e Voluntário@ D’OURO Especializado pelo do Banco Local de Voluntariado, o Município de Gondomar disponibiliza o fornecimento de todo o equipamento necessário para que as tarefas sejam efetuadas em segurança, garantindo distribuição de material de proteção, sempre que avaliada necessidade. O Município assegura o Seguro de Acidentes de Trabalho aos voluntári@s, assim como alimentação e transporte, mediante avaliação prévia da necessidade/âmbito do projeto.
No âmbito do Projeto Voluntári@ D’OURO Voz Amiga, o Município de Gondomar disponibiliza telemóvel ao Voluntário, associado a pacote de minutos, com dados móveis. Sempre que se justifique, mediante avaliação da necessidade, na salvaguarda do bem estar e proteção dos idosos, será igualmente disponibilizado telemóvel ao idoso.
Operacionalização dos Projetos
- Cada Projeto de Voluntariado constituirá uma Bolsa de Voluntários, de gestão do Município de Gondomar, através do Banco Local de Voluntariado.
- Os Voluntários têm, obrigatoriamente que manifestar interesse na adesão aos projetos mediante inscrição em plataforma, consoante a respetiva Bolsa de Voluntári@ pretendida.
- Os Voluntários não têm que estar inscritos no Banco Local de Voluntariado de Gondomar (BLV) e mesmo que integrem o BLV têm que proceder à respetiva inscrição em Bolsa, obrigatoriamente.
- Após inscrição, o BLV de Gondomar fará a análise, enquadramento e agenda, de imediato, de entrevista telefónica.
- Após avaliação do perfil do voluntário consoante o Projeto em que se inscreve, e caso estejam reunidas condições para adesão ao Projeto pretendido, o mesmo considerar-se-á inscrito na respetiva Bolsa de Voluntariado, sendo posteriormente assinada a Declaração de Compromisso.
- Todos os voluntários serão acompanhados pelo BLV de Gondomar no desempenho das suas funções e o trabalho desenvolvido será monitorizado em conformidade.
Se estiver interessado em colaborar nos Projetos Voluntári@ D’OURO Voz Amiga ou Voluntári@ D’OURO Especializado, poderá inscrever-se acedendo ao formulário.
Após submeter a sua inscrição será contactado pelo Banco Local de Voluntariado de Gondomar.
O nosso maior bem continuam a ser as Pessoas. Participe e seja um/a VOLUNTÁRI@ D’OURO.