Foram definidas Escolas de Referência, no Município de Gondomar, para o acolhimento aos filhos de trabalhadores de serviços essenciais. A autarquia assegura o acompanhamento destes alunos, através da colocação de recursos
idades em determinados períodos do dia, nomeadamente através de Técnicos de Animação e das Expressões, colocados nos respetivos Agrupamentos de Escolas.
Os encarregados de educação interessados em recorrer a esta solução deverão entrar em contacto direto com os agrupamentos escolares/Escolas de Referência, aptas a acolher estes alunos e, assim, a dar uma resposta efetiva a estas famílias.
Além da resposta da rede pública, também o Centro Social de Soutelo, o Centro Infantil de Valbom (ambos ao nível da Creche e do Pré-escolar) e o Centro Social Paroquial de S. João da Foz do Sousa (apenas ao nível da Creche) se apresentam como uma solução para os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais.
O Município de Gondomar disponibiliza ainda refeições, gratuitamente, a todos os alunos que beneficiem de ação social escolar (escalão A e B), bem como aos filhos de profissionais de serviços essenciais. As refeições serão servidas em regime de takeaway nas Escolas de Referência, pelo que os encarregados de educação interessados devem comunicar à escola a necessidade do fornecimento de refeição.
No que diz respeito às refeições para os alunos dos Centros de Apoio à Aprendizagem, essas serão asseguradas e transportadas para o próprio estabelecimento de ensino.
Semanalmente, no Portal da Educação, serão disponibilizadas atividades, jogos, desafios e recursos educativos para que alunos(as) e famílias possam atravessar este período de confinamento social em casa, de uma forma segura, ativa e enriquecedora.
Consulte abaixo a lista das Escolas de Referência.