O Município de Gondomar, numa parceria com o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, iniciou um conjunto de Rastreios Rápidos à COVID-19, o qual decorrerá em duas fases distintas.
Numa primeira fase, que teve início a 24 de fevereiro, são alvo de rastreio os elementos dos serviços municipais que, diariamente, garantem o normal funcionamento da comunidade local, nomeadamente:
- Polícia Municipal;
- Serviço Municipal de Proteção Civil;
- Núcleo de Fiscalização;
- Sapadores florestais;
- Serviços ligados ao Ambiente;
- Colaboradores do Balcão Único e atendimento municipal;
- E ainda, aos colaboradores que garantem o apoio logístico ao Centro de Vacinação Municipal, instalado no Multiusos de Gondomar.
Esta primeira fase é dirigida a estes serviços atendendo ao facto de que estes colaboradores se encontram mais expostos ao vírus, dado que contactam diretamente com o público e/ou que, dada a natureza das suas funções, cumprem serviço externo (o qual implica circularem diariamente pelo concelho).
Numa segunda fase, os colaboradores serão identificados para o rastreio através uma mostragem aleatória, num rácio calculado por cada Departamento/Divisão. Esse grupo de colaboradores encontram-se a cumprir trabalho presencial no Município.
Esta ação insere-se numa política de prevenção do contágio na comunidade gondomarense, bem como, numa lógica de proteção dos grupos cujos serviços não suspenderam atividade, durante este período de confinamento e que, por esse motivo, inspiram cuidados redobrados.
Em pouco mais de uma semana, o número total de colaboradores testados chegou já às quatro centenas.