As pessoas com 80 ou mais anos de idade e os residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) vão ser vacinadas com a segunda dose de reforço a partir do dia 16 de maio.
A vacinação nos ERPI inicia-se hoje, segunda-feira, dia 16 de maio, a nível nacional. Assim como as pessoas com mais de 80 anos começarão a ser vacinadas durante a próxima semana, no Centro de Vacinação Municipal. Nestes casos, as pessoas com mais de 80 anos serão convocadas por agendamento local, através de SMS ou chamada telefónica, como já aconteceu em outras fases da vacinação.
De acordo com a Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19 (CTVC) da Direção-Geral da Saúde (DGS), a vacinação com a segunda dose de reforço é recomendada com o objetivo de melhorar a proteção da população mais vulnerável, face ao atual aumento da incidência de casos em Portugal.
A população elegível deve ser vacinada, pelo menos, quatro meses depois da última dose da vacina ou de um diagnóstico positivo de infeção por SARS-CoV-2. O que significa que este segundo reforço da vacina abrange também as pessoas que recuperaram da infeção.