A 5 de fevereiro de 2021 arrancava, no Multiusos de Gondomar, a vacinação contra a COVID-19, criando assim o primeiro Centro de Vacinação Municipal do país. Um ano depois, já foram administradas neste espaço mais de 315 mil doses contra o vírus SARS-CoV-2 – entre 129 184 primeiras doses, 117 378 segundas doses e já 69 117 doses de reforço (dados de 4 de fevereiro de 2022) – às quais se juntam dezenas de milhares de vacinas contra a gripe sazonal.
Passavam trinta minutos das 8 horas quando abriram as portas do Centro de Vacinação, num dia revestido de uma nova Esperança, uma vez que marcava o início da imunização da comunidade.
Desde então, o Centro de Vacinação Municipal foi sendo alvo de sucessivos alargamentos, à medida que o processo de autoagendamento da vacina contra a COVID-19 ficava disponível para mais faixas etárias. Ao longo deste ano, o espaço recebeu também várias visitas institucionais, por parte de entidades, membros do Governo e, nomeadamente do Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, então Coordenador da task-force da vacinação contra a COVID-19.
Além do espaço no Multiusos de Gondomar, cedido pela Câmara Municipal, foram também disponibilizados recursos humanos da autarquia, que ficaram responsáveis pela logística e limpeza do espaço. Já a vacinação é assegurada por profissionais do ACES de Gondomar.
A todos os profissionais envolvidos, o Município de Gondomar agradece todo o empenho e dedicação.
Recorde abaixo alguns dos momentos mais marcantes.