A Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, em articulação com a tutela, vai preparar dois espaços no distrito para acolher, separadamente, casos positivos e negativos Covid-19.
A decisão da Comissão Distrital gerou um apelo a todas as autarquias do distrito, ao qual as autarquias do Porto, Gondomar e Valongo responderam afirmativamente, tendo sido já identificados espaços nos seus territórios para o efeito.
Esta decisão insere-se numa estratégia de preparação de respostas em massa que façam frente ao aumento sucessivo de casos. Cada um dos dois espaços servirá para acolher casos positivos e para negativos, separadamente, sempre que existir a necessidade de separar núcleos e/ou agregados familiares. Procura-se que as soluções apresentadas não passem por pavilhões, mas sim estruturas com quartos e separação física.
O repto lançado às autarquias tem sido recebido de forma positiva, embora ainda não estejam definidos quais os espaços que servirão para prestar retaguarda aos casos negativos e positivos.