O Município de Gondomar, consciente da dificuldade sentida por muitos alunos e famílias no ensino à distância, reforça com mais 1200 computadores os recursos informáticos dos estabelecimentos escolares, totalizando assim 2000 equipamentos e de 700 hotspots já entregues, desde o início da pandemia, a alunos que se encontram a frequentar os vários níveis de ensino. Este reforço representa, na totalidade, um investimento de 680 mil euros – inteiramente vindo do Orçamento Municipal.
A entrega destes equipamentos significa que todas as Escolas Básicas do 1º Ciclo passam a estar dotadas de “kits” informáticos. Será também reforçado o número de equipamentos atualmente existentes nos centros escolares de maior dimensão. Além disso, a cada uma das Escolas Básicas de 2º e 3º Ciclos e à Escola Secundária não agrupada será disponibilizado um “kit” informático.
A sua distribuição teve início esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, com a entrega na Escola Secundária de São Pedro da Cova e na Escola Infanta D. Mafalda, em Rio Tinto, pelo Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, e pela Vereadora da Educação, Aurora Vieira.
A gestão da atribuição dos equipamentos é da responsabilidade dos Agrupamentos Escolares e da Escola Não Agrupada, tendo como orientação os alunos beneficiários de Ação Social Escolar, sem prejuízo de outras situações identificadas como de necessidade, face à situação socioeconómica das famílias por efeito do confinamento. Assim, os equipamentos informáticos serão colocados à disposição dos alunos que deles necessitem, numa ação conjugada com os agrupamentos escolares, que previamente acompanham e definem essas necessidades.
Este reforço surge no seguimento de um planeamento estratégico, realizado entre 2020-2021, que visa dotar todos os estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo de recursos informáticos, de forma a possibilitar o acesso às novas tecnologias na Escola. Num primeiro momento, ainda em abril de 2020, o Município dotou as escolas com 800 computadores. Assim, numa ação conjunta com os Agrupamentos Escolares, esses 800 equipamentos foram redistribuídos face às necessidades identificadas pelas escolas, tendo se revelado de grande utilidade aquando do confinamento. À época, foram também disponibilizados 700 hotspots, de forma a garantir que os alunos com tais necessidades tivessem os meios e o acesso devido à internet.
Atualmente, os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e respetivas famílias podem também aceder a atividades lúdico-pedagógicas online, usufruindo das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Expressões e outras, às quais poderão aceder através do Portal Municipal dedicado à Educação (https://educacao.cm-gondomar.pt/), bem como na Plataforma +Saber (https://maissaber.cm-gondomar.pt/).
Continuam também a ser fornecidas refeições aos grupos nas escolas, de apoio às famílias de profissões essenciais, de apoio ao trabalho acompanhado para alunos carenciados e/ou com necessidades especiais e a todos quantos nos fazem chegar as suas dificuldades concretas.