O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, dinamizou esta tarde uma reunião de trabalho com os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e responsáveis pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar (ACeS) para, em conjunto, delinearem ações que visem otimizar o processo de vacinação contra a COVID-19 em Gondomar.
Num primeiro momento, ficou acordado entre as várias entidades que as Juntas de Freguesia vão assegurar o transporte ao Centro de Vacinação Municipal, a todos os utentes que, sendo elegíveis para a vacinação, não possuam retaguarda familiar - ou outro tipo de condição - que os permita deslocar-se ao Multiusos de Gondomar.
Além deste apoio logístico, ficou também acordada a colaboração das Juntas de Freguesia de forma a acelerar a identificação e a otimizar os contactos com os utentes elegíveis para a vacinação. Isto porque, segundo levantamento do ACeS de Gondomar, dos mais de 13 500 utentes, cerca de 27% (mais de 4 mil utentes) não possui qualquer contacto telefónico no respetivo Centro de Saúde.
Daí a necessidade de mapear, através de um contacto porta-a-porta, os utentes residentes em determinada Freguesia e inscritos numa unidade de saúde pertencente ao ACeS de Gondomar e de proceder à atualização do seu contacto telefónico. Esse contacto porta-a-porta será assegurado também pelas Juntas de Freguesia.
Estas ações têm como objetivo garantir que nenhum utente pertencente aos grupos prioritários fica de fora da vacinação, tendo ficado clara a importância da colaboração efetiva entre todas as entidades.
É reiterado o apelo para que todos mantenham a serenidade e cumpram as indicações das autoridades de saúde, restringindo as deslocações ao estritamente necessário.