O Seminário do Bom Pastor, no distrito do Porto, vai acolher o Centro Distrital de Retaguarda para doentes COVID-19. Com o objetivo de dar resposta à pressão atual que se faz sentir nos hospitais, iniciar-se-á a montagem do espaço para doentes COVID-19 no Seminário do Bom Pastor, equipamento da Diocese do Porto que se localiza na fronteira entre Gondomar e Valongo.
Este Centro Distrital de Retaguarda terá, numa primeira fase, capacidade para 50 camas, tendo capacidade para, se assim for necessário, 80 camas.
O espaço servirá para receber doentes em condições de continuar a recuperação fora dos hospitais, mas que não tenham retaguarda ou condições em casa ou nas instituições onde vivem.
De acordo com Marco Martins, na qualidade de Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, a montagem do centro deverá iniciar-se na terça-feira, para estar pronto a receber doentes até ao final da semana. Caberá à ARS-Norte sinalizar junto dos hospitais quais doentes podem ser transferidos para o seminário, isto para libertar camas nas unidades hospitalares.
A Proteção Civil do Porto está a agilizar a montagem, juntamente com as autoridades de saúde e com a Segurança Social, considerando que, neste momento, é muito importante avançar para medidas que aliviem os hospitais. Quanto aos recursos humanos, essa matéria estará a ser tratada pela Segurança Social.
A reunião desta segunda-feira, dia 19 de outubro, na ARS-Norte, juntou a Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, autoridades de saúde, autoridades sociais e representantes do Governo.