A terceira dose da vacina contra a COVID-19 para maiores de 65 anos começa a ser administrada hoje, dia 11 de outubro, em todo o país.
O "sim" da Agência Europeia do Medicamento para a terceira dose chegou na passada segunda-feira. Na sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde emitiu as normas que regulamentam a sua administração.
A estratégia, idêntica à da primeira fase de vacinação, começa pelos maiores de 80 anos e pelos residentes em lares (na rede de cuidados continuados e em outras instituições similares) e assim seguirá, de forma decrescente, até aos maiores de 65.
"Iniciaremos pelas faixas mais vulneráveis, nomeadamente pelas estruturas residenciais para idosos, pela faixa acima dos 80 anos e depois iremos de uma forma decrescente até à faixa igual ou superior aos 65 anos", disse António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Segundo a responsável da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa na passada sexta-feira, esta dose de reforço da imunidade "destina-se, nesta fase, às pessoas com mais idade, porque há sempre esta associação entre o fator idade e o fator vulnerabilidade". A diretora-geral adiantou ainda que esta dose de reforço será administrada a "pessoas que ficaram com imunidade na primeira série vacinal", mas em que, com o passar do tempo, é necessário "passar a imunidade outra vez para o nível ótimo". Estas “doses de reforço” podem ser administradas ao fim de seis meses da segunda dose, de forma a aumentar os anticorpos.
Também a convocatória para a terceira dose ocorrerá à semelhança da primeira toma, isto é, os utentes já começaram a ser convocados primeiro por SMS e, se necessário, por telefone. "Os próprios centros de saúde, em proximidade e porque conhecem bem estes utentes, têm mecanismos para os alcançar e convocar e convidar a virem à vacinação", acrescentou Graça Freitas.
Em Portugal, os doentes imunossuprimidos já estão a ser administrados com a terceira dose. Esta pessoas, que têm sistemas imunitários gravemente enfraquecidos, estão a receber a terceira dose após 28 dias da segunda toma.